sábado, 21 de abril de 2012

FOI FOI PERGUNTA com Pedro Ernesto Denardin


PEDRO ERNESTO DENARDIN


Trajetória

Antes da profissionalização, já sentia que tinha vocação para narrador ao acompanhar e comentar os jogos de várzea. O início da carreira se deu com um concurso promovido pela Rádio Gaúcha para encontrar um novo talento para as narrações dos jogos. Entre 32 participantes, ele foi um dos dois finalistas. Como a vaga era única, Nilton Azambuja ocupou o lugar de narrador e Pedro Ernesto foi aproveitado pela RBS em outra emissora da rede, a Rádio Farroupilha.


Rádio Farroupilha

Com a supervisão de grandes nomes do rádio, como Mendes Ribeiro e Flávio Alcaraz Gomes, Pedro Ernesto começou como repórter e chegou a chefe de reportagem da Farroupilha. Durante os seis meses que esteve lá, teve que enfrentar a repressão dos militares, que supervisionavam a programação.


Rádio Gaúcha

Desde que foi transferido para a Rádio Gaúcha, vem trabalhando com esportes. Suas narrações já apresentavam naquela época o estilo bem humorado e ousado, como ele mesmo gosta de definir. Reforçou o time de locutores esportivos da emissora, liderado por Haroldo de Souza, e enfrentou concorrência de peso, como Armindo Antônio Ranzolin e Milton Ferretti Jung , na época representantes da Rádio Guaíba. É Demaaaais! é um de seus bordões.
Se tornou narrador titular da emissora no final de 1995 , com a aposentadoria de Armindo Antônio Ranzolin. Narrou o primeiro gol de Diego Armando Maradona em uma Copa do Mundo , em 1982 .


Rádio Sucesso

Mas sua carreira não ficou sempre ligada às emissoras da RBS. Em 1984, seguindo uma proposta do publicitário Roberto Franchini, Pedro Ernesto ajudou a fundar a Rádio Sucesso. O primeiro time da emissora contava com outros locutores conhecidos como Wianey Carlet, João Garcia, Nilton Azambuja e Paulo Mesquita. A programação abordava basicamente notícias e esportes. Permaneceu lá por cerca de quatro meses, indo depois para a Rádio Bandeirantes. Sua experiência inclui a cobertura de grandes eventos esportivos, como Olimpíadas, Copa do Mundo e jogos bastante importantes para os torcedores brasileiros.


Projetos

Entre os projetos que ajudou a criar está o programa Show dos Esportes. São quase 24 anos no mesmo formato, com a participação de repórteres, comentaristas e dos ouvintes. A proposta foi idealizada por Adão Oliveira com a supervisão de Ruy Carlos Ostermann, que era na época o chefe da rádio. A primeira versão contava com a colaboração de quase todos os repórteres da Gaúcha, sempre com Pedro Ernesto como âncora. Hoje o programa está mais leve, concentrando-se mais nos comentários esportivos e nos ouvintes. Aos poucos, quadros humorísticos também foram incorporados. É um dos líderes de audiência da Rádio Gaúcha.

Entrevista ao FOI FOI Esportes


Olá Pedro, eu sou Paulo Felipe (@pfglr) e vou te mandar agora as perguntas pra entrevista:


Quando você começou a sua carreira como narrador?
Em 1973 na Rádio Gaucha


Você tem alguma inspiração na função?
Sim . Inspiração em Mendes Ribeiro e Pedro Pereira


Ao longo de sua carreira, quais foram os amigos que fizeste?
Muitos.Fica difícil colocar aqui. Dá para dizer que colecionei dois ou três inimigos. Só isto.


Você pode descrever como é narrar um clássico gre-nal?
Não é um jogo comum. As pessoas cobrarm mais, principalemnete imparcilidade. Se gritar um gol com 2 segundos a mais já vem cobrança. Mas é muito bom um grenal. Adoro.


Qual o clássico (Gre-nal) mais emocionante que você narrou?
Todos os gre-nais me entusiasmaram..


Grêmio e Inter ... quem é melhor hoje?
Ainda acho que o Inter é melhor mas o Luxa está arrumando o time do Grêmio e pode surpreender.


Gostaria que você falasse de como é narrar uma copa do mundo (qual o sentimento) ?
Narrar uma Copa do Mundo é o máximo. Nada pode ser maior. Já narrei nove e estou pronto para a décima. É um momento invulgar na vida de um narrador.


A seleção brasileira chega em que condição a Copa de 2014, como uma das favoritas, ou uma coadjuvante? 
Do jeito que está não será nem coadjuvante. Passando pela fase de grupos já tá legal. Claro que pode melhorar, mas o Mano não dá mostras disto


Messi ou Neymar .... quem tu considera melhor?
Hoje o Messi. Mas daqui dois anos acho que serão iguais. Este Neymar é maravilhoso.


Qual a sua opinião sobre a Arena do Grêmio e o novo Beira-Rio?
A Arena é um monumento, novíssima. O Beira Rio vai sofrer reforma. Mas uma casa bem reformada fica muito boa. Quem ganha é Porto Alegre que terá dois estádios particulares de primeiro mundo


Sobre a Copa de 2014. O que achas?
 A Copa é uma grande oportunidade para um país. Os brasileiros não se deram conta disto. Só reclamam que estão sendo gastos milhões em estádios. Nunca se preocuparam com os milhões que isto representa. 5 bilhões de pessoas vão ver a Copa e o Brasil será conhecido no mundo inteiro.



Obrigado Pedro, eu e toda a equipe do Foi Foi Esportes agradecemos muito a sua entrevista.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes